A pessoa que fez bariátrica se encaixa no grupo de risco para COVID-19?
Essa é uma preocupação muito legitima e muito pertinente desse período que estamos vivendo! E vem de mãos dadas com outra dúvida muito comum: quem fez a bariátrica fica com a imunidade baixa?
A última pandemia como essa, foi há 100 anos – a gripe Espanhola – e foi devastadora!
Estou no grupo de risco para ter mais complicações?
Então vou responder essas questões agora!
A gente já sabe há algum tempo que a idade maior que 60 anos e doenças do coração e diabetes são fatores que aumentam o risco de morrer, se pegar o Corona.
A obesidade como fator de risco para complicações também está bem estabelecida para outras infecções virais, porque ela é uma doença inflamatória crônica.
A novidade que os últimos estudos em Nova York e Londres confirmaram é que a obesidade é o maior fator de risco para complicações da infecção pelo COVID, independente da idade. Ou seja, a maioria dos pacientes jovens que precisaram de internação ou de UTI, tinham excesso de peso. Quanto maior o IMC, maior o risco.
E a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica é protetora para complicações. Seu sistema imunológico fica mais forte, porque acaba aquela inflamação crônica da obesidade.
A perda de 10% do peso, que já acontece no primeiro mês, já é protetora para essas complicações.
A remissão do Diabetes tipo 2 e da pressão alta que podem acontecer em 85% dos paciente operados ao longo do primeiro ano, também contribuem para reduzir o risco de morrer, de precisar de internação e UTI.
Se a perda de peso é protetora, devemos operar todos que precisam, logo, de urgência?
Infelizmente, não.
No momento que o paciente vai ao hospital se submeter ao procedimento cirúrgico, eles possuem todos os fatores de risco: obesidade e comorbidades.
A operação também é um trauma. O processo de cicatrizar é um processo inflamatório intenso. Por fim, o hospital é um ambiente potencialmente contaminado. E tudo isso junto faz com que uma infecção pelo COVID no pós-operatório seja de grande risco.
A cirurgia bariátrica é um procedimento eletivo e deve ser bem planejada para ser feita com toda a segurança. Durante a quarentena podemos usar outros meios para manter o peso e aguardar a pandemia passar para operar num melhor momento.
Fiz a bariátrica há alguns anos e não me cuidei, não tomei nenhuma vitamina. Meu risco é mais alto?
Se você estiver com anemia ou com outras vitaminas baixas é possível que sua imunidade fique prejudicada.
Mais um pouco sobre o assunto no vídeo abaixo:
Se tiver outras dúvidas, converse comigo pelas redes sociais!
Dra. Helena Malnati - CRM-DF 15769 Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Graduação em Medicina (UNB), Especialização em Cirurgia Geral, Cirurgia Geral Avançada e Videolaparoscopia.
4 respostas
Fiz a bariátrica há uns 14 anos, mas adquiri anemia crônica,e faço uso de noripurum na veia.
Sou de risco covid-19.
Olá passei a ter inúmeras infecções pós Bariatrica, como candidíase, herpes que havia estácionado, não posso nem passar num ambiente que tem ar condicionado que lá vêm a gripe, dor de garganta e tirar um dente se tornou um problema, pois o meu sistema imune não ajuda. O que faço? Tomo vitaminas diáriamente e o meu médico diz q meus exames estão bons.
Bom dia meu filho fez cirurgia vai fazer dois anos agora em agosto e não está tomando vitamina pois o médico receito uma manipulada o médico dele que fez cirurgia nele será que ele deve continuar a tomar por causa da epedemia ou vc tem uma vitamina indicada
Olá, meu irmão fez a cirurgia bariátrica em 2007, porém não se cuidou e hoje está com IMC, acima de 50. Qual seria a classificação dele em relação ao COVID 19, pois estava trabalhando on line, mas agora estão querendo que volte ao trabalho presencial. No questionário da Empresa, não tem margem para especificar o caso dele, apenas pergunta se quer voltar ou não, para o trabalho presencial. Ele gostaria de saber quais medidas tomar; se teria algo que possa alegar o medo que o aflige.