Uma pesquisa britânica mostrou como o cérebro responde as alterações feitas no corpo após o bypass gástrico. Um grupo de pesquisadores britânicos do Imperial College London descobriram que esta técnica cirúrgica provoca outro efeito que ajuda a reduzir o peso: diminuição da vontade de comer por prazer e ingerir alimentos doces ou ricos em gordura. Os resultados foram baseados em ressonâncias magnéticas feitas antes e após a realização de Bypass gástrico em pessoas que participaram do estudo.
“É de entendimento comum que pacientes que passam por Bypass gástrico perdem mais peso do que pacientes com banda gástrica e nós acreditamos que isso acontece por causa das alterações no estômago, que de alguma forma levam a pessoa a não desejar mais comer por prazer”, explicou o líder do estudo, Tony Glodstone, em entrevista ao Bariatric Times.
Além de revelar informações importantes sobre a relação entre o cérebro e o estômago, o estudo também poderá ajudar as equipes multidisciplinares a oferecerem uma abordagem mais personalizada na hora de definir a cirurgia bariátrica, de acordo com o perfil do paciente.
Fonte: SBCBM
Dra. Helena Malnati – CRM-DF 15769