O número de calorias que seu corpo está usando para essas funções básicas é conhecido como taxa metabólica de repouso ou basal. Já o gasto energético diário total é a quantidade de calorias gastas em um dia, considerando o seu nível de atividade física e mental.
O metabolismo varia de pessoa para pessoa. Algumas apresentam o metabolismo rápido, outras têm um metabolismo mais lento. Pessoas com o metabolismo lento demoram muito para digerir o alimento, e isso causa um atraso no corpo para receber os nutrientes que ele precisa. Mesmo quando você está descansando, seu corpo precisa de energia para as funções vitais como a respiração, circulação sanguínea, digestão, dentre outras.
Independentemente se o seu metabolismo é rápido ou lento, comer mais do que o gasto energético total diário vai causar ganho de peso e comer menos vai fazer você perder peso. Porém, quando se tem um metabolismo lento, as suas taxas metabólicas são inferiores à média, e isso pode afetar o seu ganho e perda de peso além desse simples raciocínio.
Hipotireoidismo, desequilíbrios hormonais, insônia, dietas inadequeadas e sedentarismo são causas de um metabolismo mais lento.
Algumas dicas para acelerar seu metabolismo são: praticar atividades físicas, melhorar a composição corporal (ganhar músculos e perder gordura), fracionar uma dieta saudável em pequenas porções, beber bastante água e dormir bem.

Dra. Helena Malnati – CRM-DF 15769

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Graduação em Medicina (UNB), Especialização em Cirurgia Geral, Cirurgia Geral Avançada e Videolaparoscopia.