Obesidade e dores articulares
O excesso de peso causado pelo acúmulo de gordura no corpo sobrecarrega todo o organismo. A coluna vertebral e as articulações dos membros inferiores, como joelhos e tornozelos, são os mais afetados. Muitos obesos têm dificuldade de se locomover, e alguns até sentem dores ao tentar.
A função da cartilagem articular é absorver e redistribuir as forças aplicadas à articulação através das atividades do dia a dia, fornecendo uma superfície sem atrito durante o movimento articular.
A degeneração da cartilagem articular, de causa principalmente mecânica, é hoje uma das maiores preocupações na área da ortopedia e reumatologia, uma vez que possui relação direta com a osteoartrose.
Exercícios físicos podem ser bem vindos para o emagrecimento. No entanto, no obeso pode ocasionar inflamação, dor e edema articular diante do peso que sobrecarrega as articulações já desgastadas.
Com a redução do peso corporal, é possível aliviar a carga sobre a estrutura óssea, suavizar as dores e minimizar a incidência de problemas articulares mais sérios.
Aqui está o dilema do obeso: Como emagrecer com dieta e exercício se eu mal consigo andar?